BAIRRO DA PAZ - 40 ANOS DE RESISTÊNCIA - Um bairro repleto de histórias de luta e resistência
- Quézia Silva

- 29 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2022
Leia a reportagem especial da estudante de Jornalismo e moradora do Bairro da Paz, Quézia Silva.

Imagem: Carlos Antonio, Bairro da Paz
1.230, esse foi o total de famílias que conseguiram conquistar as terras das Malvinas, que têm como vizinha, a famosa Avenida Luís Viana Filho/Paralela. Malvinas, ícone de luta, resistência e sobrevivência, esse era o antigo nome e continua a ser o legado do Bairro da Paz. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 o Bairro da Paz tinha um total de 19.407 residentes. Muitas dessas pessoas saíram da zona rural para ter uma nova chance na capital dos baianos, com destinos para as Malvinas. Entretanto, essa caminhada não foi fácil.
Dona Marinalva Souza Santos (62) chegou ao Bairro da Paz no ano de 1987 quando o mesmo ainda se chamava Malvinas.

"Aqui era matagal! Tinha muitas árvores, animais. Mas hoje, apesar do progresso, eu lamento muito a morte daqueles animais. As águas dos rios eram limpas e cristalinas. Pescávamos e lavávamos roupas nos rios que hoje se tornaram esgoto." - Relembra a moradora.
Imagem: Arquivo pessoal, Marinalva
Luta por moradia

Imagem: @myphantomtoy
As primeiras famílias que aqui chegaram, precisaram lutar para conquistar espaço e terem direito a um lar digno. Essa luta foi principalmente contra as autoridades, que se prolongou por muitos anos.
Dona Marinalva conta que o cantinho que ela mais gosta aqui no Bairro da Paz é a Igreja Católica Nossa Senhora da Paz, pois a mesma, através dos Arcebispos e Cardeais, contribuiu para a evolução e emancipação do Bairro da Paz.
Resistência
Resistir para existir, esse foi o nome dado ao Espetáculo Teatral dirigido pelo Luiz Bandeira, diretor e criador da Companhia de Teatro do Avançar. O espetáculo narra toda a trajetória dos primeiros moradores do Bairro da Paz na época que era Malvinas. Foi lhe dado esse nome (Malvinas), pois foi justamente em 1982 que aconteceu tanto a Invasão das Malvinas (Bairro da Paz) aqui em Salvador, quanto a Guerra das Malvinas entre a Argentina e o Reino Unido. E, fazendo jus ao nome, os moradores daqui a época, enfrentavam as instâncias superiores.
Sobrevivência

Imagem: @myphantomtoy
Hoje, com a história e dignidade restituída, o Bairro da Paz conta com 15 escolas, entre elas, municipais, estaduais, particulares e creches, praças, um amplo comércio, Base comunitária, Centro de Saúde e Igrejas. Como afirmou dona Marinalva —
"estamos sempre lutando por melhorias" — diz a moradora que há 35 anos é residente do Bairro da Paz, e que acompanhou toda a sua evolução. São aos antigos moradores que se deve gratidão por toda resiliência, por tudo que eles enfrentaram, pois por causa de sua luta, Bairro da Paz vive!
Reportagem: Quézia, Estudante de jornalismo.



Comentários