Conta de luz não terá taxa extra até o fim do ano, prevê ONS
- Carlos Antonio

- 11 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
A expectativa é que o Brasil tenha bandeira tarifária verde, sem cobrança extra na conta de luz, até o fim deste ano. A avaliação é do diretor-presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi.
Hoje, está em vigor a bandeira Escassez Hídrica, que acrescenta custo de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.
Essa taxa foi criada no ano passado para compensar os custos maiores das usinas térmicas que tiveram de entrar em operação devido aos baixos volumes dos reservatórios das hisdrelétricas. Além de mais poluente, a energia térmica é mais cara.

Segundo ela, não há como garantir que não haverá necessidade de despachar as usinas fora da ordem do mérito (quando são acionadas as mais caras como as movidas a óleo diesel). Segundo ela, há grandes chances de a previsão ter motivos políticos.
— A gente teve um pouco mais de alívio com as térmicas inflexíveis, mas se tivermos uma seca maior não será suficiente. Nesse caso, como seria feito? Um novo empréstimo para manter a bandeira verde artificialmente? O ONS não tem como garantir que vai manter a bandeira verde o ano todo.
Segundo Clarice, apesar da indefinição de padrão do clima, a cada ano, na média, o clima se torna mais quente e mais seco.
— O sistema é estressado nessas duas pontas, com menos água e maior demanda.
Eduardo Faria, sócio diretor da Mercurio Trading, uma das empresas da Mercurio Partners, diz que, com o fim do despacho térmico fora da ordem de mérito, a tendência é que a energia gerada seja de fato mais barata, diminuindo a necessidade de bandeiras mais caras.
— Porém, em compensação, a utilização da água sem a incorporação de critérios mais rigorosos para preservação dos níveis dos reservatórios pode levar a uma necessidade de térmicas no futuro. Em breve entraremos no período seco, e apesar de termos um armazenamento de água confortável, é preciso utilizar os reservatórios de forma racional para não chegarmos ao fim do período seco dependendo de um bom período úmido.



Comentários